Dicas de Uso

 

Banhos

Nada como um banho relaxante após um dia longo e cansativo, não é mesmo? Excelente para aliviar as tensões do dia a dia, agindo como relaxante, e também em disfunções respiratórias, a utilização de cerca de 08 a 10 gotas de óleo essencial para imersão em uma banheira. Caso você não possua banheira em casa, não tem problema! Você pode se beneficiar deste relaxamento ao pingar a mesma quantidade de gotas em algum cantinho do box do seu banheiro. A água quente irá fazer com que os aromas se liberem, trazendo bem-estar a você. Cuidado para não escorregar.

 

Compressas

Para compressas, você poderá utilizar em torno de 07 gotas de óleo essencial, diluídas em 300ml de água morna. Mergulhe uma toalha ou atadura nesta mistura e aplique sobre o local.

Importante falarmos de duas coisas aqui:

Em hipótese alguma aplique qualquer mistura em ferimentos abertos. Procure seu médico ou um pronto-atendimento de saúde para um melhor tratamento.

Água e óleos essenciais não se misturam completamente devido à diferença de densidade, entre eles. Assim, é normal que pequenas gotinhas de óleo essencial permaneçam na superfície da água, após ter cessado sua ação de misturar.  

 

Escalda-pés

Esta é uma segunda alternativa se você não possui banheira em sua casa. Excelente para aliviar dores musculares nas pernas, pés, cansaço, stress. Em uma bacia ou balde com água quente, a uma temperatura suportável à sua pele, use de 06 a 10 gotas de óleo essencial e misture.

Sente-se em um local relaxante e confortável. Se quiser, apague as luzes e se abra às maravilhosas sensações deste momento. Lembre-se de deixar uma toalha seca por perto, para que possa enxugar seus pés após o processo.

 

Inalação

O processo de inalação pode ser feito de duas formas:

Através da inalação direta – indicada para problemas específicos do aparelho respiratório, como asma, bronquite, sinusite e outros);

Através da inalação indireta – indicada para que sensações sejam eliciadas através do olfato, alterando estados emocionais.

 

Para a inalação direta trazemos 3 formas diferentes: pode-se utilizar de 06 a 15 gotas (a variação se deve ao tamanho do ambiente em questão) em vaporizador de ambiente à quente (difusor de tomada, por exemplo); 01 a 06 gotas em inalador de máscara; ou de 01 a 02 gotas em lenço ou no lençol. Para esta última opção, advertimos para o fato de que o óleo essencial poderá provocar manchas.

 

Para a inalação indireta e efeito em sensações emocionais: pode-se utilizar de 06 a 15 gotas (a variação se deve ao tamanho do ambiente em questão) em aromatizador de ambiente ou vaporizador; ou de 01 a 03 gotas, no seu colar aromático se uso pessoal. Para este caso, 03 gotas a cada 06 horas devem bastar para provocar sensações melhores durante o seu dia.

 

Caso você ainda não tenha um difusor de tomada, poderá adquirir em nossa loja ou, até mesmo, usar uma panela com água quente e de 05 a 08 gotas para inalação. Esquente a água até o ponto de fervura e apague o fogo. Disperse as gotas do óleo essencial na mesma e, com uma toalha, cubra sua cabeça sobre a mesma, tomando uma respiração lenta e tranquila, inspirando profundamente a liberação dos aromas essenciais.

 

Proporções para diluição de óleos essenciais

A quantia de 01 ml de óleo essencial equivale a uma média de 25 gotas.

 

Diluição a 1% - Utilizada para óleos essenciais de aroma mais robusto, de alta concentração como, por exemplo, jasmim, rosa, néroli (óleo da flor de laranjeira). Comum a óleos de massagem, cremes faciais, argila terapêutica, leite hidratante e gel.

1 colher de sopa de óleo vegetal – cerca de 1-2 gotas de óleo essencial

50ml ou 50 gramas – 11 gotas ou 0.5ml de óleo essencial.

100ml ou 100 gramas – 22 gotas ou 1ml de óleo essencial.

250ml ou 250 gramas – 55 gotas ou 2.5ml de óleo essencial

 

 Diluição a 2% - Utilizada para peles sensíveis ou muito sensíveis, como a de bebês, por exemplo, e também as com tendência alérgica. Indicada para óleos essenciais mais fortes e de alto valor agregado. Comum a óleos de massagem, cremes faciais, argila terapêutica, leite hidratante e gel.

1 colher de sopa de óleo vegetal – cerca de 2-3 gotas de óleo essencial

50ml ou 50 gramas – 22 gotas ou 1ml de óleo essencial.

100ml ou 100 gramas – 44 gotas ou 2ml de óleo essencial.

250ml ou 250 gramas – 110 gotas ou 5ml de óleo essencial

 

Diluição a 3% - Utilizada comumente para massagem aromaterápica, visando melhor ação e absorção dos componentes. Usado em óleos de massagem, gel e cremes.

1 colher de sopa de óleo vegetal – cerca de 5-6 gotas de óleo essencial.

50ml ou 50 gramas – 33 gotas de óleo essencial.

100ml ou 100 gramas – 66 gotas de óleo essencial.

250ml ou 250 gramas – 165 gotas de óleo essencial

 

Diluição a 5% - Utilizada para problemas agudos como dores e inflamações. Óleos de massagem ou gel.

1 colher de sopa de óleo vegetal – cerca de 9-10 gotas de óleo essencial

50ml ou 50 gramas – 55 gotas ou 2.5ml de óleo essencial.

100ml ou 100 gramas – 110 gotas ou 5ml de óleo essencial.

250ml ou 250 gramas – 275 gotas ou 12.5ml de óleo essencial

 

Diluição a 10% - Utilizada em problemas crônicos, doenças degenerativas, infecções e inflamações graves. Contraindicado para massagens. O uso deve ser para ação exclusiva no local. Ao escolher seu óleo essencial, dê atenção às suas potencialidades. Óleos quentes, como a canela, por exemplo, nesta diluição, podem ocasionar queimaduras, assim devem ser evitados. Uso em óleos de massagem ou gel.

 

Uso oral

Desencorajamos o uso via oral.